2010-06-06

Livros do Curso Geral.

Textos, antologia literária para o 2º ano (actual 8º). Começa com um texto de "Cadernos de Educação Popular" e tende para os neo-realistas. O Prof. Fernando Ferreira Gomes lá tentava moderar estes sinais do momento político, com sucessos variáveis. A colectânea apresentou-me três poetas: Camões, Cesário Verde e Eugénio de Andrade. Reparo agora que estão lá nomes que começam a cair no esquecimento: Carlos de Oliveira, Manuel da Fonseca, Augusto Abelaira, Joaquim Namorado, Rodrigues Miguéis, Irene Lisboa... Um dia também esqueceremos Ferreira de Castro e Vergílio Ferreira?


Livros de Inglês. Lembro-me da falta de professores. No 1º ano tivemos a "Salta-pocinhas". No 2º ano (actual 8º) apareceu-nos uma jovem aloirada, pálida e simpática, com enormes camisolas de lã, já no 3º período. Os livros eram pouco palpitantes.

História, 2º ano, Idade Média e Idade Moderna. Lembro-me bem de duas professoras, mas receio que os nomes não sejam estes: Adozinda e Palmira (uma força da natureza).

Francês. O livro é interessante, mas não me evoca nenhum professor... Estarei a ser injusto? Lembram-se?

Física. A professora Alda era óptima. Espelhos e lentes; ponto fixo, braço da resistência, braço da potência, alavancas, roldanas e plano inclinado. A ramada a beijar os parapeitos das janelas e a Senhora Mercedes por ali, com um crachat partidário na bata azul... Lembram-se? Que maravilha.


Educação artística. Provavelmente o livro mais moderno e interessante do curso geral. Só hoje reparei que a autora é a pintora Helena Abreu (livro colorido de uma mestre do carvão!). Creio que a Prof. Pilar nunca lhe deu grande uso. Foi neste livro que descobri a arte cinética (Vasarely, "mobiles") e coisa que tais.
Preço: 65$00


José Fernando Barros
Curso Geral dos Liceus 1974-77

4 comentários:

  1. A professora Adozinda lecionava filosofia do 2º ano.

    ResponderEliminar
  2. Frances? Uma delas foi a Austriaca... mas nao me lembro do ano.

    ResponderEliminar
  3. Caro Zé Duarte,

    Não fomos da mesma turma no "geral". Fui da turma da Glória e da Luísa, por exemplo. Nunca tivemos a Prof. Alice Nemeth. Diziam cobras e lagartos dela. Emanava uma classe vagamente cruel. Sempre me sentiu defraudado por não ter tido oportunidade de experimentar a sua aura especial. Atracção pelo perigo, provavelmente. Mas, lembrar-me-ia...

    ZF

    ResponderEliminar
  4. Le livre sur mon français. Les deux essayé et pas trouvé.
    Viva o liceu!!!

    ResponderEliminar