2010-06-16

Dr. Francisco Costa


Jornal de Parede.

Certo dia, eu e o Alfredo Croca decidimos fazer um jornal de parede, inspirado nos similares que proliferaram na revolução cultural chinesa. Arranjámos uma folha de cartolina e escrevi umas ‘barbaridades’, umas colagens e afixámos o novo jornal no placard esquerdo da escadaria central do liceu.
Não me recordo do que escrevi, o Zé Fernando diagnosticará a partir deste sintoma. Sei que passadas umas horas me disseram que o jornal tinha sido retirado e avisaram-me que os contínuos me procuravam com afã. Senti-me um plumitivo vítima da polícia de espírito encarnada no Prof. Costa, a censura regressara.
Quando finalmente me encontraram os contínuos levaram-me para o gabinete da direcção. Quando entrei tentei aparentar um temor impante, que se acentuou quando vi o a cartolina deitada na secretária entre papéis e livros. De pé, o Prof. Costa mostrava a sua catadura de autoridade cortada por um olhar irónico (percebi depois…) e perguntou-me com a sua voz forte: “quem é que fez isto?”
Nessa altura, o receio talvez se tenha sobreposto à empáfia e respondi com uma voz menos assertiva do que gostaria: “Fui eu…” E imaginei que se seguiria o meu sacrifício na luta pela liberdade de expressão e creio que vi mesmo uns cartazes vermelhos e amarelos a dizerem “Liberdade para o Súcia!”. Mas eis que o Prof. Costa remata a conversa: “para a próxima trazes isto para eu assinar porque não se pode afixar nada na escola que não tenha minha rubrica”. E devolveu-me a cartolina com a sua rubrica. Foi um alívio e uma desilusão. Deixem-me dizer que o Prof. Costa foi meu professor de Português e devo-lhe parte do meu gosto pela escrita e pela leitura.

Filipe Súcia Fernandes
Director-adjunto da revista Exame.



Francisco Manuel da Costa


Francisco Manuel da Costa nasceu em Vila Flor, em 1931.
Frequentou o Seminário de Bragança, que abandonou.
Formou-se em Filologia Românica em 1955, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Prestou serviço como oficial miliciano em Goa.
Posteriormente foi professor do Liceu de Lamego.
Em Penafiel deu aulas de Português no Liceu, no Magistério Primário e na Escola Secundária.
Foi Presidente da Comissão de Gestão do LNP, a seguir ao 25 de Abril. Terminou a carreir
a na Escola Secundária Alexandre Herculano. Faleceu no Porto, aos 65 anos.


Os dados biográficos e a fotografia foram-nos facultados pelos nossos colegas Berta Costa (filha) e Manuel Agostinho Correia (genro).


Sem comentários:

Enviar um comentário