2010-05-20

REFLEXÃO de Glória Ferreira Gomes

Liceu Nacional de Penafiel
Uma Face Visível da Nossa História.

… um grande livro sem páginas, preenchido por um sem número de sinais que encerram o espírito das mentalidades que o criaram e com quem coabitou.

É ali que …

… expostos à degradação do tempo, às intempéries e intervenções do homem, sentimentos escalam longínquas energias e emoções, …de quem em tempos, libertou nele pensamentos, dando sentido às suas histórias, formas de pensar de estar e de viver.


… professores, alunos e todos os que por ali passaram, tatuaram-lhe o “olhar” contando a realidade momentânea, o espírito de uma época e de sentimentos, … e, através “dele” tocaram a esperança venerada.


… silenciosamente, sentiu as marcas da força humana, continuando a resistir às marcas devastadoras de multidões perdidas.


… permaneceu silencioso, … no entanto, altivo e discreto destaca-se, ... impondo por vezes, por subtis segundos, a intensidade daqueles que o criaram.


… inevitavelmente dele fluem vibrações, … o efeito nostálgico da superfície deserta que ampara este “corpo” aparentemente despido.


… imponente, mas discreto, afundou-se num mundo surreal, que o sucumbiu para um seio nefasto, por vezes não revelado.


… ao longo dos tempos beijou a terra que o acolheu, … entrelaçaram-se “corpos” … e ali ficou … e ficaria eternamente, saboreando o calor daqueles com quem coabitou ao longo da sua história.


… é um testemunho da História das nossas Vidas, que permanecem aconchegadas no seu frenético paraíso e onde jamais, mais alguém, pressentirá a sua presença.

Urge compreender a mensagem deste “corpo calado”, preenchido por “imagens que falam” das nossas vidas. Nelas estão gravadas a nossa história, mas numa linguagem tão própria, tão subtil e delicada que não é acessível ao universo e entendimento de qualquer um.



Penafiel, 19/06/2010

Glória Ferreira Gomes

5 comentários:

  1. Será que me enganei na data???

    ResponderEliminar
  2. Sinto-me tentado a olhar-te com livre de enganos. Mas, parece que te enganaste mesmo.Ou então montaste um truque marketeiro para dar notoriedade à tua publicação e popularizar o blogue.

    Zé Barros

    ResponderEliminar
  3. Denunciaste-me, ... lá se foi o truque!... (mas a verdade, é que me enganei mesmo).

    ResponderEliminar
  4. ilidio Barbosa Pereira5 de junho de 2010 às 14:26

    Caríssima Glória. Parabéns pelo texto "Uma Face Visível da Nossa História"

    ResponderEliminar
  5. É uma delícia que o tempo não tenha destruído, o que de balsâmico tem a tua beleza.
    Reflexo do que viveste, é de uma doçura intemporal.
    O que escreves, aproxima-se da essência do Tempo, mas a tua beleza sintetiza-se na água que não conseguimos com as mãos.
    As tuas palavras, seguram o vento que insiste em não se sentar e pasmar na folha de papel.
    O teu marido concordará que não é possível, separar o que escreves da tua beleza feminina e paridora. Obrigado.

    ResponderEliminar