Nas tangerinas
o paladar alacre
de açucar ainda por ser
saboreado.
Nota editorial
José Valduar é pseudónimo de
José Duarte da Silva Ferreira Alves (NY, USA).
2010-04-29
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O ano de 1978 foi o último do Liceu Nacional de Penafiel, acabando também o uso escolar do palacete da rua do Paço (atualmente museu). Este blogue apoia os encontros anuais dos antigos alunos do Liceu Nacional de Penafiel.O XI Encontro (25 maio 2019) será organizado pelos ex-alunos Helena Barbedo e Tomané. Críticas, sugestões, fotografias: liceunacionaldepenafiel@gmail.com.
Quem se lembra das tangerinas no campo de cima, e o Sr. Jose a correr-nos de la?
ResponderEliminarJosé Valduar escreveu "tangerinas" e eu li como se a palavra escrita fosse de Bocage, de Natália Correia, de Cesariny, de Ary ou do próprio José Valduar.
ResponderEliminarMas, depois chegou-nos o comentário a evocar o quintal de cima, onde as tangerineiras sobreviviam aos pavilhões de platex calcinado e onde mandava o vilão do Senhor José (que também apertava os punhos dos miúdos que escondiam o cigarro virado para a palma da mão).
Eram tangerinas de citrus reticulata, afinal. Tangerinas literais, clementinas de José Cesário Valduar Verde. Queira Deus que esteja enganado.
O "vilão" Sr. José era o famoso "palhetas"?
ResponderEliminarNunca entendi a razão desta alcunha.
Alguém explica???
HM
No meu tempo, em que íamos jogar a bola depois das aulas do Colégio do Carmo, era vulgar, para matar a sede,assaltarmos as tangerineiras do Toquinho. Para tal era necessário estar atento pois, por diversas vezes este surgia sem que o «vigia» o conseguisse ver. Não sei se o Zé Darte, que tem menos 20 anos, passou por esta aventura, lá para os lados do 33.
ResponderEliminar