Nas tangerinas
o paladar alacre
de açucar ainda por ser
saboreado.
Nota editorial
José Valduar é pseudónimo de
José Duarte da Silva Ferreira Alves (NY, USA).
2010-04-29
Subscrever:
Enviar comentários (Atom)
O ano de 1978 foi o último do Liceu Nacional de Penafiel, acabando também o uso escolar do palacete da rua do Paço (atualmente museu). Este blogue apoia os encontros anuais dos antigos alunos do Liceu Nacional de Penafiel.O X Encontro (26 maio 2018) será organizado pelos ex-alunos Margarida Ferreira Gomes, António Sousa, Zé Mota e Zé Ferreira Gomes. Críticas, sugestões, fotografias: liceunacionaldepenafiel@gmail.com.
Quem se lembra das tangerinas no campo de cima, e o Sr. Jose a correr-nos de la?
ResponderEliminarJosé Valduar escreveu "tangerinas" e eu li como se a palavra escrita fosse de Bocage, de Natália Correia, de Cesariny, de Ary ou do próprio José Valduar.
ResponderEliminarMas, depois chegou-nos o comentário a evocar o quintal de cima, onde as tangerineiras sobreviviam aos pavilhões de platex calcinado e onde mandava o vilão do Senhor José (que também apertava os punhos dos miúdos que escondiam o cigarro virado para a palma da mão).
Eram tangerinas de citrus reticulata, afinal. Tangerinas literais, clementinas de José Cesário Valduar Verde. Queira Deus que esteja enganado.
O "vilão" Sr. José era o famoso "palhetas"?
ResponderEliminarNunca entendi a razão desta alcunha.
Alguém explica???
HM
No meu tempo, em que íamos jogar a bola depois das aulas do Colégio do Carmo, era vulgar, para matar a sede,assaltarmos as tangerineiras do Toquinho. Para tal era necessário estar atento pois, por diversas vezes este surgia sem que o «vigia» o conseguisse ver. Não sei se o Zé Darte, que tem menos 20 anos, passou por esta aventura, lá para os lados do 33.
ResponderEliminar