2012-04-15


CADERNOS DIÁRIOS

Alguns exemplares do nosso material escolar. Eis os cadernos diários usados no Liceu Nacional de Penafiel









Os cadernos diários identificavam a instituição, Liceu Nacional de Penafiel e Secção Liceal de Penafiel (este último quando o Liceu era uma Secção do Liceu Alexandre Herculano), e o aluno ao qual pertenciam, bem como a respectiva disciplina. A sua falta representava uma falta de material.




Na verso da capa encontrava-se uma série de recomendações aos encarregados de educação, alertando-os para o Estatuto do Ensino Liceal.





Esta folha, para além de conter o horário, servia de meio de comunicação entre o encarregado de educação e o professor.



Por fim, na contra-capa, constava a edição e a tipografia. Os cadernos eram da responsabilidade da Papelaria do Centro e Actividades Circum-Escolares e eram impressos numa tipografia em Viseu.


Imagens cedidas por Fernando Oliveira (aluno da ex-Escola Industrial de Penafiel)




2 comentários:

  1. Bom dia!
    Este caderno era da Secção Liceal de Penafiel. Estou em crer que eram usados quando o Liceu era um pólo do Liceu Alexandre Herculano do Porto. Posso estar enganado, mas penso que também enviei uma capa de caderno onde se lia Liceu Nacional de Penafiel. Caso não tenha enviado digam que eu mando por email.
    Um abraço
    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Acho que também ainda tenho por aí alguns desses cadernos ... e alguns ainda praticamente "virgens", ou seja, só com 2 ou 3 páginas preenchidas ...
    Eu explico: é que uma aluna atenta e empenhada não necessitava de tirar apontamentos, registava tudo de ouvido na " cabecinha" ... Claro que era obrigatório registar os "Sumários" ...
    Sim recordo-me destes cadernos ...
    ... e da CAPA, quem se recorda? A minha tinha o Camões e muitos autógrafos e dedicatórias (mas não faço a mínima ideia onde está) ...

    ResponderEliminar