2012-03-29

PROGRAMA DO IV ENCONTRO


26 de maio,data do IV Encontro, aproxima-se. Este ano, o almoço será no  hotel Penafidelis. O restaurante é bem conhecido. Para quem não  o conhece ou não se lembre, fica situado no Sameiro, mesmo junto à ponte.
Brevemente abriremos as inscrições e daremos notícias da forma de pagamento. Contudo adiantamos que o almoço com jantar ficará por 25 Euros.



Penafidelis




SÁBADO, 26 de maio


-11 horas: Encontros e reencontros  no  Museu Municipal de Penafiel (antigo LNP), junto ao Largo da Ajuda

-12 horas: Visita ao Museu (facultativa) e Porto de Honra oferecido pela  Junta de Freguesia de Penafiel. 

-13.30 horas e seguintes: Almoço no Penafidelis, tarde de convívio  a finalizar com jantar ao fim da tarde

-21 horas: Encerramento do convívio no hotel

2012-03-28

YAMAHA


Recordando o tempo em que frequentávamos o Liceu Nacional de Penafiel.
  • Alguém se lembra desta moto estacionada à frente da porta do liceu?
  • Quem era o então aluno que possuía esta Yamaha?

2012-03-23

EMBLEMA DE ANDEBOL


Emblema usado pelos alunos do Liceu Nacional de Penafiel num torneio de andebol em 1973

Será que algum ex-aluno do LNP se lembra de ter usado este emblema?

A imagem do emblema foi cedida por Fernando Oliveira que, não tendo sido aluno do LNP, nos cedeu esta imagem para recordar bons tempos e, quem sabe, voltar a reunir a equipa de andebol que nos anos 70 representou o estabelecimento que frequentamos.

2012-03-16




PALECETE DA FAMÍLIA PEREIRA DO LAGO

 A Dra Teresa Soeiro, no seu livro “Penafiel”, faz a seguinte descrição do edifício, que antes de ser Liceu Nacional de Penafiel e, mais recentemente, Museu Municipal, foi uma casa de habitação, propriedade da família Pereira do Lago.


 “O único verdadeiro palácio da cidade pertenceu à família Pereira do Lago e encontra-se na Rua do Paço, perto do Largo da Ajuda. Já de gosto neoclássico, constituído por piso térreo e andar nobre, simétrico, é formado por um corpo central encimado por grande frontão triangular, com três portas de sacada única decoradas com molduras simples e frontões circulares. Os corpos laterais são rasgados por portas/janelas com sacadas e portas decoradas com frontões triangulares, sendo um deles interrompido. A porta, para carros, dava acesso a um grande vestíbulo, do qual parte a escada que conduz ao andar nobre, ornada por lanço/patamar/duplo lanço/patamar. Todo o interior está profundamente alterado por ter deixado de ser casa de habitação há mais de um século. A transferência do Museu Municipal para este belo edifício levará à sua recuperação e dar-lhe-á novo sentido.” 
SOEIRO, Teresa - Penafiel.

Zé F. Gomes

2012-03-06


LARGO DO PADRE AMÉRICO


               

O mesmo local, perspectivas diferentes, de forma a mostrar todo o enquadramento arquitectónico. O mesmo largo separado no tempo, mas em comum a beleza  dum espaço emblemático da cidade de Penafiel.

O rebuliço, o azáfama matinal, o despertar da vida penafidelense, começavam neste local com a chegada dos autocarros que transportavam os alunos para o Liceu Nacional de Penafiel. A paragem dos meios de transporte era mesmo aqui. Deste local, saiam os alunos que se dirigiam para o liceu, magistério, (alguns iam directamente para o Alvorada) , criando bem cedo um ambiente estudantil que durante anos caracterizou a baixa penafidelense.

O Largo do Padre Américo está a sofrer obras no âmbito do projecto Regeneração Urbana de Penafiel. Esperamos visita-lo dia 26 de maio e vê-lo tão lindo como sempre foi.

Nessa altura acrescentaremos uma terceira fotografia.