2010-05-30
Ginasta num cenário de memórias.
O fotógrafo estaria no terreiro de confluências, onde tudo ia dar: escaditas de acesso às cavalariças e ao quintal, bar da Srª Margarida, túnel de acesso ao átrio, arrumos, sala de convívio, escadas da sala dos professores, ginásio.
-
Mas, rico é o cenário: o recreio (voleibol), o campo de baixo (basquetebol e futebol), o quintal de cima (escadaria emblemática, tangerinas populares, pré-fabricados feios, boatos fantasiosos) e, ao fundo, o pavilhão da Sr.ª Mercedes. Imagina-se também o tanque, sempre mais escadarias húmidas, restos de vinhas, pedras soltas, musgo.
-
Quem será a ginasta que equilibra as "sanjo" na cornucópia de granito?
2010-05-22
Raparigas no recreio.
E, se os calhaus resvalassem? "Gestão de risco" não vinha ainda nos livros... A palavrinha mágica "negligência" já estaria nos dicionários?
Identifiquem as meninas em "comentários".
Fotografia cedida por Felicidade da Conceição Soares Alves.
2010-05-20
REFLEXÃO de Glória Ferreira Gomes
Uma Face Visível da Nossa História.
… um grande livro sem páginas, preenchido por um sem número de sinais que encerram o espírito das mentalidades que o criaram e com quem coabitou.
É ali que …
… expostos à degradação do tempo, às intempéries e intervenções do homem, sentimentos escalam longínquas energias e emoções, …de quem em tempos, libertou nele pensamentos, dando sentido às suas histórias, formas de pensar de estar e de viver.
… professores, alunos e todos os que por ali passaram, tatuaram-lhe o “olhar” contando a realidade momentânea, o espírito de uma época e de sentimentos, … e, através “dele” tocaram a esperança venerada.
… silenciosamente, sentiu as marcas da força humana, continuando a resistir às marcas devastadoras de multidões perdidas.
… permaneceu silencioso, … no entanto, altivo e discreto destaca-se, ... impondo por vezes, por subtis segundos, a intensidade daqueles que o criaram.
… inevitavelmente dele fluem vibrações, … o efeito nostálgico da superfície deserta que ampara este “corpo” aparentemente despido.
… imponente, mas discreto, afundou-se num mundo surreal, que o sucumbiu para um seio nefasto, por vezes não revelado.
… ao longo dos tempos beijou a terra que o acolheu, … entrelaçaram-se “corpos” … e ali ficou … e ficaria eternamente, saboreando o calor daqueles com quem coabitou ao longo da sua história.
… é um testemunho da História das nossas Vidas, que permanecem aconchegadas no seu frenético paraíso e onde jamais, mais alguém, pressentirá a sua presença.
Urge compreender a mensagem deste “corpo calado”, preenchido por “imagens que falam” das nossas vidas. Nelas estão gravadas a nossa história, mas numa linguagem tão própria, tão subtil e delicada que não é acessível ao universo e entendimento de qualquer um.
Penafiel, 19/06/2010
Glória Ferreira Gomes
2010-05-19
Passatempo
Conhecemos-lhe todos os signos. No entanto, o conjunto não parece harmonioso e as mensagens estão em dissociação espiritual.
A cabeça do dono seria demasiado ecuménica, razoavelmente confusa ou levemente ingénua. Alma de rapazola ou de mocinha?
Terá servido de rascunho a alguma criação colectiva, tipo caderno de grupo.
Quem lhe desmonta a semiologia em três tempos? É fácil.
.
2010-05-17
Parece que foi ontem.
Assim ia o mundo (visto da América).
.
Personalidades do ano da revista TIME na nossa época de liceu.
.
1973: John Sirica, juiz federal que investigou o caso Watergate.
1974: Rei Faisal, pela crescente influência da OPEP e da Arábia Saudita.
1975: Mulheres destacadas em diferentes setores da sociedade americana.
1976: Jimmy Carter, pela vitória nas presidenciais sobre o republicano Gerald Ford.
1977: Anwar Sadat, presidente do Egito, pela visita a Israel e aperto de mão histórico a Begin.
1978: Deng Xiaoping, pelo fim da “revolução cultural” e pela abertura da China ao ocidente.
1979: Ayatollah Khomeini, pela liderança da revolução islâmica iraniana.
2010-05-08
Memórias do Manuel Jorge
Abraço.
Manuel Jorge Araújo Pereira Soares
ou Jorge ou Jorge Araújo ou Jorge Soares ou Manuel Jorge Soares
Nota editorial
Manuel Jorge Araújo Pereira Soares é professor do Departamento de Física e investigador de Nanofísica da Universidade de Aveiro.
2010-05-05
Sem caderneta, desta vez.
Poderemos ir evocando histórias velhas, para contar em 19 de Junho. Todos temos uma. Não?
O Dr. Fernando Ferreira Gomes (Português e Latim), com quem contactamos mais no Curso Geral, também participará. Com ou sem Aquilino, com ou sem Gil Vicente. Sem declinações, definitivamente.
Os ex-alunos que mantêm relações sociais com professores desse tempo, poderão convidá-los e/ou enviar-nos os contactos.
Se o leitor do blogue foi nosso professor, faça-se convidado.
Mensagem do Zé Meirinhos
Vou ao encontro de 19 de Junho.
Um abraço, até breve.
Nota Editorial
2010-05-03
Equipa de voleibol de 1977
O Paulo Ruão (à época, conhecido por Castro) mandou-nos a fotografia da equipa masculina de voleibol (*) do LNP, em dia de jogo no Liceu António Nobre.
Da esq. para a dtª: Paulo Ruão Castro, Venceslau, Araújo, Carlos Pacheco Moreira, Nini e Carlos Alberto. De pé: João Humberto
(*) Nesse tempo, já existia a palavra voleibol ou escrevia-se ainda volleyball?
A autodenominada Super-Turma
Provavelmente já no ano 1978/79 (ESP).
Da esquerda para a direita
Sentados: Tó Ruão, Zé Fernando Barros, Alfredo Teixeira, Mª José Bessa, Mª José Marques, Luísa Andrade Borges, Fernanda Duarte (Nani), Silvino Faria de Sousa, Adão Vieira, Joaquim Acácio Canedo.
De pé: José Rocha Fernandes, Rui Rocha e Melo, Carlos Pacheco, Conceição Melo Gomes, Margarida Idalina Moreira, Irene Coelho, Luísa Ferreira, Dr.ª Maria de Lurdes Silva (Filosofia/ Psicologia), Dr. Afonso Moreira da Silva (Ciências Naturais).
Acocorados: Jorge Martinho (não era da turma), Manuel Mendes, Antero Andrade e Silva (+), Alice Campos, Felicidade Alves, Paulo Vanzeler Monteiro, Pedro Azeredo, Céu Machado, Manuela Aparício.
Excursão ao Gerês.
A partir da esquerda:
Fernanda Duarte (Nani), Margarida Idalina, Céu Machado, Felicidade Alves, Paulo Vanzeler Monteiro, Adão Vieira, Zé Fernando Barros, Manuel Mendes, Alfredo Teixeira, Manuela Aparício, Irene Coelho e Conceição Melo.
António Jerónimo (+), Zé Fernando Barros, Adão Vieira, Graça Cardoso.
Nani, Luísa Ferreira e outros (ao fundo).
Manuel Mendes, Paulo Vanzeler Monteiro, Jorge Martinho, Alfredo Teixeira, José Rocha Fernandes, Adão Vieira (cócoras), Tó Ruão, Armando, António Jerónimo (+), Graça Cardoso, Zé Fernando Barros.